CATEQUESE 2010 – PARÓQUIA DE SANTA CECÍLIA
DÉCIMO ENCONTRO – 04 DE MAIO DE 2010
DEUS É AMOR
Acolhida. CONVIDAR CADA CRIANÇA A ACOLHER O IRMÃO, DESEJANDO- LHE A PAZ – “A PAZ DE JESUS E O AMOR DE MARIA NESTE NOSSO DIA!!!”
MÚSICA N. 5 –
SINAL DA CRUZ
MUSICA suave para oração – n. 3 ou 6
Oração – pág. 27 – preces espontâneas, pedindo a Deus que abençoe a todos, dando paz, alegria e tudo o que é importante para a gente ser feliz.
Pedir às crianças que lembrem de alguém que precisa dos cuidados de Deus e todos respondem: “Toma conta, Senhor”. Sugerir: família, amigos, crianças, idosos, etc.
Repetir todos juntos: ‘CUIDA COM AMOR, SENHOR, DE TODAS AS PESSOAS. QUE TODAS TENHAM MUITA PAZ E MUITA ALEGRIA, E QUE TODAS SE SINTAM AMADAS PELO SENHOR. AMÉM.”
2- O QUE A BÍBLIA DIZ...
Motivação: Quem é Deus?
Texto: I João, 16-19
“Nós conhecemos o amor que Deus tem para conosco. E acreditamos nesse amor. Deus é amor. E quem permanece no amor permanece em Deus e Deus permanece nele. O nosso amor por Deus será perfeito se tivermos confiança nele, mesmo nos momentos difíceis. Quem ama não tem medo, porque o amor verdadeiro destrói todo medo. Nós amamos a Deus, não por medo dele, mas porque Deus nos amou primeiro.”
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus.
PARTILHA
Quem é Deus para você?
Deus vê tudo mesmo? Será que ele nos vigia, anota os nossos erros para nos castigar?
Antigamente as pessoas pensavam que Deus era um homem sentado numa cadeira, lá no céu... com um livro na mão, anotando tudo... Mas estas pessoas não conheciam a Deus. Pois nós vimos que DEUS É AMOR, e o amor não é IRRITADO. Como vimos na semana passada, O AMOR É PACIENTE, É BONDOSO...
APROFUNDAMENTO
Deus proíbe a gente de fazer as coisas que a gente quer? Ele nos dá tarefas difíceis? Quem entende Deus assim pensa que Ele não quer ver a gente feliz, mas que se alegra com o nosso sofrimento, que ele proíbe tudo que é bom. Mas isto não é verdade, pois DEUS É AMOR E QUER VER AS PESSOAS FELIZES, QUER QUE A GENTE FAÇA SEMPRE O QUE É BOM. O AMOR É ALEGRE!!
Quando acontece uma coisa muito triste (uma desgraça) – uma tempestade, uma doença... será que você pensa que é castigo de Deus? Isto não é verdade. Deus nos ama e nos quer felizes! Estas coisas fazem parte da vida. Nós passamos por dificuldades sim, e Deus, com seu amor, nos ajuda a vencer as dificuldades!!! DEUS NÃO É MALDOSO NEM VIOLENTO, ELE NÃO PLANEJA O MAL!!! E o discípulo João nos ensina que NO AMOR NÃO HÁ TEMOR, ou seja, não há MEDO! SÓ CONFIANÇA E ENTREGA TOTAL! O DEUS-AMOR É BONDOSO E MANDO. Não precisamos ter medo de Deus.
Deus é m espírito perfeitíssimo, será que Ele fica longe, lá no céu? Não é verdade, ele se importa com a nossa vida, com as nossas dificuldades e sofrimentos. Pois Ele é amor, e O AMOR NÃO É EGOÍSTA. Ao contrário, Deus é CARIDOSO. Ele está perto de nós, pois nos conhece e nos ama. Ele dá o peso que conseguimos carregar, quando é muito pesado, Ele nos dá a Sua força.
Dizem ainda que DEUS É UMA ENERGIA POSITIVA. Ele é mais que isto. Ele é UMA PESSOA CHEIA DE LUZ E ENERGIA. Ele tem sentimentos, podemos conversar com Ele e ser seus amigos. DEUS É AMOR.
ATIVIDADE
Debater sobre a imagem do DEUS QUE CASTIGA a partir da estória: “o SONHO DE ZECA” – pág. 31
- Zeca é um menino muito arteiro. A mãe o entrega a Deus, para que ele o vigie e castigue se fizer arte. E Zeca fica com muito medo de Deus. Vai dormir e tem um sonho, no qual Deus aparece e lhe diz que o ama muito, que ele já é grandinho e sabe que não deve fazer artes, mas que não vai ficar vigiando nem castiga-lo. E Zeca perde o medo de Deus.
Ver o que a turma entendeu da estória. Dar a cada criança um papel em forma de pétala de flor para que escreva uma oração, agradecendo o grande amor de Deus., e assinem embaixo.
Cartaz escrito: DEUS É AMOR. O cartaz deve conter o desenho de um caule de flor, com folha e miolo, onde as crianças colarão as pétalas.
Conclusão:
Essas orações mostram a alegria de sermos amados por Deus. VOCÊ É MUITO IMPORTANTE PARA DEUS! E Ele cuida de você, pois Ele cuida de todos os seus filhos. Mesmo que todos estejam contra você, DEUS ESTÁ DO TEU LADO!!! Por isto sabemos que o AMOR DE DEUS É ESPECIASL, é este amor (o amor de Deus) que nos traz uma ALEGRIA PROFUNDA e INTENSA.
ASSIM COMO A FLOR SE VOLTA PARA O SOL, NÓS PRECISAMOS ESTAR VOLTADOS PARA O DEUS-AMOR.
AGORA, OLHE PARA O DEUS-AMOR! SE NOS VOLTARMOS PARA DEUS, QUE QUER A NOSSA ALEGRIA, ELE NOS ACOLHE COMO UM PAI AMOROSO. Não um pai bravo, que castiga, mas um Pai amoroso. Agora você sabe responder: QUEM É DEUS: DEUS É AMOR!!!
ORAÇÃO FINAL :
“Meu bom Deus, quero estar de olho no Seu amor. Quero sentir Seu carinho e Sua proteção em toda a minha vida. Quero me alegrar com a Sua presença e festejar Sua bondade. Quero permanecer firme junto do senhor, pois acredito que o Senhor me ama e me dá Seu amor. Por isso, meu Deus, na quero me separar do senhor, para que Seu amor ilumine sempre a minha vida. Amém”.
Rezar o Pai Nosso, lembrando que Deus é um Pai amoroso.
Desejar boa semana e motivar para o próximo encontro.
DICAS PARA OS CATEQUISTAS
O Antigo Testamento nos passa um Deus que castiga, que se irrita, que se arrepende do bem que fez ao povo.
São os antropopatismos, que consistem em atribuir a Deus sentimentos que são nossos
O antigo Testamento mostra um Deus que se importa com o seu povo. Mas que castiga, mostrando a justiça divina.
Mais tarde Jesus vai mostrar que Deus é amor, que podemos chamá-lo de Pai.
As provações não vêm de Deus, mas fazem parte deste mundo cheio de fraquezas. Diante das adversidades nós devemos mostrar nossa fé num Deus que nos ama.
A idéia de castigo como justiça de Deus é contestada por Jesus, que nos mostra que Deus faz chover sobre maus e bons, que não deixa de querer o bem mesmo dos maus.
A NOÇÃO DE DEUS – PAI AMOROSO – REVELADA POR JESUS SUPLANTA TUDO O QUE DELE SE DIZ EM OUTRAS PASSAGENS BÍBLICAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário