CATEQUESE 2010 – PARÓQUIA DE SANTA CECÍLIA
DÉCIMO PRIMEIRO ENCONTRO – 26 DE MAIO DE 2010
DEUS NOS AMA DO JEITO QUE SOMOS
Acolhida.
SINAL DA CRUZ
Formar um círculo. Cada um coloca a mão no ombro da pessoa à sua direita e todos repetem com a catequista:
“Ó Deus de amor, nós estamos aqui para mais um encontro. Estamos felizes porque acreditamos no seu amor. Pedimos que o Senhor nos abençoe e ilumine este nosso encontro. Amém”.
- Desejar a paz de Jesus. O abraço da paz, partilhando o amor de Deus.
2- O QUE A BÍBLIA DIZ...
Motivação: Será que Deus me ama mesmo? Mas eu sou cheio de defeitos... será que Ele não ama mais os bons, as pessoas santas e perfeitas?
Texto: Lucas, 11-24
A história do filho Pródigo
Um pai em dois filhos. Um deles resolve ir embora, pede a sua parte na herança e sai pelo mundo. Gasta tudo, começa a passar fome. Seu pai tem empregados que comem e bebem em sua terra, então o filho pensa: vou voltar para a casa do meu pai, quero ser tratado como um de seus empregados. Ele é chamado de filho pródigo, (pródigo quer dizer gastador, esbanjador).
Mas o Pai sempre esperava a volta deste filho. Quando o filho vai chegando o Pai vai ao seu encontro, o abraça, o acolhe. Faz uma festa.
PARTILHA
- Por que o filho mais novo quis sair de casa?
- O que o Pai sentiu quando o filho foi embora?
- Como foi a vida do filho longe de casa?
- Por que resolveu voltar?
- Como o Pai o acolheu?
- O que vocês acham do jeito que o Pai acolheu o filho?
APROFUNDAMENTO
Já vimos que DEUS É AMOR, e que o amor de Deus por nós é especial, maior até que o amor que uma mãe tem pelo seu filho.
Nós também amamos as pessoas, mas nosso amor é bem menor, pois amamos aqueles que nos amam, e fazemos cara feia para as outras pessoas.
Deus não fica de mal, pois tudo perdoa. O amor de Deus é perfeito. E ele nos ama do jeito que somos, com qualidades e defeitos.
O que um pai faria se o seu filho gastasse todo o dinheiro, como esse filho pródigo? Não ficaria muito bravo, faria exigências para esse filho voltar ao lar. Estaria certo, pois o pai corrige seus filhos.
Mas nesta parábola Jesus não quer nos falar da educação que os pais devem passar aos seus filhos. Jesus quer nos mostrar como é grande o amor de Deus por nós. Por isto o final da estória é surpeendente. Ao invés de castigar o filho que errou, o pai o recebe cheio de amor.
Claro que o pai não ficou feliz quando o filho foi embora, gastou tudo e fez coisas erradas. Mas ficou muito feliz quando ele voltou e quis corrigir os próprios erros. Por isto o Pai dá ao filho uma segunda chance.
O PAI ACOLHEU O FILHO DO JEITO QUE ELE ERA
É ASSIM QUE DEUS NOS AMA!
Deus ama a todos. Os maus e os bons, os justos e os injustos.
DEUS NOS AMA PORQUE ELE É BOM. Nós amamos as pessoas quando elas são boas para nós. Deus ama as pessoas porque Ele é bom. Ele não deixa de nos amar quando erramos, mas deseja a nossa conversão, pois Ele nos ama e deseja o nosso bem.
ATIVIDADE
Fazer desenhos de acordo com a história do Filho Pródigo. Depois, cada um explica o seu desenho.
Conclusão:
Quem ama de verdade não impõe condições para amar – isto é o que chamamos AMOR INCONDICIONAL. Então podemos ficar tranqüilos (Deus não quer me castigar, mas quer o meu bem). Vamos tentar corresponder ao amor de Deus.
ORAÇÃO FINAL :
- Música nº 6
- Preces espontâneas, louvando a Deus por sua bondade para com todos. A catequista inicia dizendo:
OBRIGADA, SENHOR, PELA SUA BONDADE PARA conosco, ao nos reunir aqui para nos falar do Seu amor.
Obigado, Senhor... (completar) e todos respondem:
OBRIGADO, SENHOR, PELO TEU AMOR.
Concluir rezando o PAI NOSSO
Pedir, para o próximo encontro, que tragam figuras de guerra, fome, briga, violência, acidentes – coisas ruins que acontecem no mundo.
DICAS PARA OS CATEQUISTAS
Não entrar na segunda parte da estória do Filho Pródigo, onde o filho mais velho não entende o amor do Pai e seu perdão.
Insistir na imagem do Deus que é amor, que ama incondicionalmente.
JÁ QUE DEUS ME AMA TANTO, TENTAREI SER O MELHOR FILHO DO MUNDO, PARA CORRESPONDER AO AMOR DESSE PAI MARAVIHOSO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário