"PROCURE SEMPRE SE ESFORÇAR"

5o. Encontro - Quarta Etapa - "Procure sempre se esforçar"

texto bíblico: Hb 10, 32.35s.38s.

Hoje vamos meditar sobre a importância de se esforçar par vencer todo o mal.
O desânimo é uma coisa terrível. A pessoa desanimada se sente pesada e não quer fazer nada.
Não devemos deixar o desânimo nos abater. Não podemos perder o ânimo!
Precisamos manter nossa fé, nosso entusiasmo e nossa coragem diante da vida. E, mesmo que a gente tenha de enfrentar muitas lutas e passar por momentos difíceis, podemos suportar e vencer, pois Deus está sempre conosco.

Hoje vamos ler uma lenda:

"BURRO QUE NÃO SE ESFORÇA CONTINUA PASTANDO"

Uma das curiosiddes intrigantes do mundo animal é, sem dúvida, o pescoço da girafa. Ela é, com certeza, o único animal que pode orgulhar-se de seu pescoço. Mas, se você pensa que a girafa sempre teve aquele pescoção, vá logo mudando de idéia. A coisa não foi fácil assim, não.
A lenda diz que, no começo dos tempos, a girafa era apenas um burrinho malhado, sem graça nenhuma, que vivia entre os outros burros, cometendo as mesmas burrices.
Mas, um dia, a girafa começou a pensar. E foi aí que tudo começou a mudar. Ela viu o macaco subir nas árvores mais altas e saborear as mais deliciosas frutas, enquanto os burros tinham que se contentar em pastar capim seco. Cansada de viver pastando, tomou logo uma decisão: ia tentar atingir o alto das árvores. Mas, como? Subir nas árvores, com todo aquele corpo, jamais conseguiria. O jeito era usar a imaginação.
Então, a girafa se posicionou bem embaixo de uma árvore e começou a esticar o seu pescoço, na esperança de que ele crescesse e atingisse os frutos. E, a partir daquele dia, ela gastava horas e horas naquele exercício.
Os outros burros passavam perto e gracejavam. Os burros mais convencidos pensaram que ela estivesse doida. O chefe dos burros até pensou em interná-la numa clínica de repouso para burros. O que ninguém percebia era que, de fato, o pescoço da girafa havia começado a se desenvolver.
A girafa nem ligou para as críticas e ficou firme no seu propósito. E foi assim que, depois de muito tempo, seu pescoço cresceu, cresceu, cresceu, até atingir a copa das árvores.
Os burros ficaram assustados no dia em que a girafa mordeu a primeira fruta.
Diz a lenda que ela, então, caminhou elegante para a floresta e, antes de sumir entre as árvores, teria se voltado para os burros assustados, dando muita risada gostosa e estridente. E ainda teria dito, em tom de desforra, aquela frase que se tornou proverbial: "burro que não se esforça continua pastando'!

Conclusão: quem quer se desenvolver, melhorar e crescer na vida, precisa se esforçar bastante. Se a girafa desanimasse com as críticas, teria desistido. Mas ela insistiu e conseguiu o que queria.
é preciso vencer o desânimo, através do esforço. Esforçar-se para estudar, para ajudar em casa, para rezar, para vir aos encontros de catequese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário