"MELHORE UM POUCO A CADA DIA"

Nossa vida é como um atleta que vive se esforçando e se exercitando, querendo sempre melhorar. Um atleta não fica em forma de um dia para o outro, mas vai mehorando seu desempenho um pouco a cada dia.
No começo, como um atleta, às vezes somos fracos. Mas, com força de vontade, a gente pode melhorar. Podemos não só nos tornar mais rápidos, mais fortes, mas tmbém mais sábios, mais felizes, mais bondosos, mais realizados, enfim, um pouco melhores a cada dia.

Atividade - História - "Zé Custoso"

Zé Custoso era um menino teimoso. E vivia fazendo trapalhadas. Sua mãe, Dona Paciência, já estava cansada de encher o menino de bons conselhos. Mas ele abaixava a cabeça e dizia:
- Tem jeito não, mãe! Sou assim mesmo!
Na rua, tinha fama de brigão. Sempre que entrava na brincadeira dos garotos, acabava brigando. E vinha para casa chorando e dizendo:
- Tem jeito não, mãe! Sou assim mesmo! Quando vi já tinha brigado.
Uma vez, na escola, chutou a bola com tanta força que foi parar dentro da sopa, na hora da merenda. A diretora ficou brava e Zé Custoso ficou de castigo. A mãe deu mais conselhos. Mas ele disse:
- Tem jeito não, mae! Sou assim mesmo! Pensei que a bola não fosse cair na sopa.
E era assim quase todo dia. Antes que o menino chegasse em casa, vinham os recados para Dona Paciência:
- Sem menino mexeu com a ilha do vizinho;
- Seu menino quebrou a vidraça do carro;
- Seu menino pegou bala no supermercado;
- Seu menino machucou outro garoto;
- Seu menino perdeu média na escola;
- Seu menino fugiu da sala de aula;
- Ninguém aguenta mais esse seu menino!
Até Dona Paciência já havia desanimado. Pensava que Zé Custoso nunca fosse virar gente. Um dia, porém, mudou-se para aquela rua um garoto muito ajuizado. Chamava-se Paulo. Logo que ficou conhecendo Zé Custoso, decidiu ajudá-lo. Chamou-o num canto e lhe disse:

(Agora, você completa a história. Ajude Paulo a ajudar Zé Custoso até ele conseguir melhorar e termine a história com um bonito final feliz).

CONCLUSÃO:
O grande problema de Zé Custoso é que ele não acreditava que podia melhorar. Ele pensava como muita gente: "Sou assim mesmo. Nasci assim, vou ser sempre assim."
A gente nunca deve pensar dessa maneira. O certo é pensar assim: "Eu sou assim, MAS POSSO MELHORAR!"
A gente não pode passar a vida inteira cometendo os mesmos erros. Isso é falta de inteligência e esforço. Todos nós podemos melhorar um pouco a cada dia.
MELHORE UM POUCO A CADA DIA!
Quem não melhora acaba piorando cada vez mais. Mas quem decide melhorar começa a ser a cada dia um poucio mais feliz. Vamos tentar!
Nós podemos vencer as fraquezas que nos levam a pecar. Precisamos aprender a viver com nossas limitações e angústias de uma forma cristã. O que der para superar, ótimo. O que não der, É A CRUZ DE CADA DIA! A gente a assume e, com confiança em Deus, segue sem desanimar.
Por falar na cruz de cada dia, é bom lembrar: FAZ PARTE DO SEGUIMENTO DE JESUS ESSA DETERMINAÇÃO PARA CARREGAR A CRUZ. "SE ALGUÉM QUER VIR APÓS MIM, RENUNCIE A SI MESMO, TOME A SUA CRUZ, CADA DIA, E SIGA-ME". (Lc. 9, 23). Não pense o cristão que sua vida vai ficar mais fácil só porque é seguidor de Jesus. A vida continua com os mesmo percalços de sempre. A diferença é a postura de quem crê, uma vez que o cernte não está sozinho, mas conta com o amor misericordioso de Deus para superar todo mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário