“TODOS NÓS TEMOS FRAQUEZAS”

SEGUNDO ENCONTRO – TERCEIRA ETAPA

06 de outubro de 2.010

“TODOS NÓS TEMOS FRAQUEZAS”

O QUE A BÍBLIA DIZ - No texto abaixo, o apóstolo Paulo confessa suas fraquezas. E as fraquezas humanas nos afastam de Deus.

Texto: Rm 7, 14-24

“Eu sei que a lei de Deus é perfeita, mas eu sou fraco, sujeito a erros. Não entendo mesmo o que faço, pois não faço o que quero; faço o que detesto. E, se faço o que não quero, reconheço que as coisas que Deus nos ensina são boas, mas não consigo colocá-las em prática. Então, já não sou eu quem está agindo. A fraqueza que está em mim é que me leva a agir de modo diferente do que Deus me ensina. Consigo querer o bem, mas nem sempre consigo fazê-lo, Não faço o bem que quero, mas o mal que não quero. Ora, se faço o que não quero, estou sendo guiado pela minha teimosia. Encontro, pois, em mim essa triste realidade: quando quero fazer o bem, acabo fazendo o mal. Amo a lei de Deus do fundo do meu coração, mas sinto que há em mim uma outra lei: uma fraqueza imensa que me leva a pecar.”

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus.


PARTILHA
1.) As pessoas acertam sempre? Ou estamos sempre sujeitos a erros?
2.) Paulo diz que sempre faz coisas erradas que não queria fazer. Será que a gente faz sempre o que quer fazer? Ou alguma vez você ficou nervoso, ou com raiva, e acabou fazendo coisas que não queria e depois se arrependeu? (por exemplo, responder para os pais, não estudar para a prova e tirar nota baixa...)
3.) Vimos que todos erram. Será que queremos errar? Ou nos descontrolamos e fazemos coisas erradas? Gostamos de errar... ou somos fracos e perdemos o controle?


APROFUNDAMENTO

TODA PESSOA TEM FRAQUEZAS. Apesar de sermos filhos de Deus, criados à sua imagem e semelhança, não somos perfeitos. SOMENTE DEUS É PERFEITO.
Paulo diz que sempre acaba fazendo coisas erradas que não queria fazer.
Você já sentiu que perdeu o controle, por exemplo num momento de raiva?
O que são FRAQUEZAS?
São limitações, pontos fracos. Nós somos fracos, por isto erramos e nos desviamos do caminho de Deus.
A fraqueza gera um descontrole em nós. É preciso estar atento.Como?
A raiva, pior exemplo, é uma fraqueza que nos tira do controle. E pode nos levar a fazer coisas erradas que não queremos. E depois nos arrependemos...
Sabemos que somos fracos. Por isto precisamos evitar as coisas que nos tiram do controle e nos levam a fazer coisas erradas, que não queremos fazer. Deus nos ajuda a controlar as fraquezas.
Precisamos ficar atentos e pedir a Deus que nos dê força para agirmos de acordo com a Sua vontade perfeita, que nos faz felizes.

ATIVIDADE - Leia a HISTÓRIA abaixo

“BRIGA DE RUA”


QUITO era um desses meninos esquentados, que gostam de brigar por qualquer coisa. Por quase nada, quase explodia de raiva. Seus olhos ficavam arregalados. Seu rosto ficava vermelho. Seus lábios tremiam e ele até gaguejava de tanta raiva. E isso por uma coisinha de nada. Já havia brigado com todos os irmãos, com todos os colegas da escola, com os pais, com a professora e com mais um tantão de gente.
Certo dia, QUITO estava na rua, batendo bola – coisa que ele gostava de fazer. Nisto, veio passando TÂNIA, uma menina da vizinhança, acompanhada de outras colegas. Elas voltavam da escola, com um monte de cadernos e livros nas mãos. Vinham no passeio, tranquilamente, quando uma bolada pegou de cheio nas mãos de TÂNIA e voou caderno pra todo lado.
TÂNIA e suas colegas se encheram de raiva e puseram-se a insular o garoto. E gritavam, provocando:
- QUITO, periquito! Perna de mosquito!
O menino, ouvindo os gritos, se enfureceu, tremeu de raiva e deu mais uma bolada nas meninas, ameaçando-as, como se quisesse briga.
KADU – que era irmão de TÂNIA – ouvindo a confusão, veio correndo e já chegou com raiva e querendo brigar.
- Vê se você é homem para brigar comigo e não com minha irmã.
QUITO sentiu-se provocado e atirou a bola em KADU.
Furiosos, os dois se agarraram, como se um quisesse esmagar o outro e rolaram pelo chão.
E foi tanto pescoção que os dois foram parar no hospital. E ainda ganharam uma semana de castigo, para aprenderem a se controlar na hora da raiva.

Reflexão:

1- Por que você acha que começou a confusão entre Quito e Tânia?
2- Quito era um menino perfeito ou tinha fraquezas?
3- Aponte uma fraqueza de Quito.
4- Os outros personagens da história agiram bem ou também mostraram suas fraquezas?
5- Como a fraqueza deles se manifestou?
6- Quito poderia ter se controlado e evitado tanta confusão? Como?
7- Logo após a bolada, o que Quito poderia ter feito para evitar a confusão?
8- E os outros personagens, poderiam também ter agido de outra forma?
9- Será que Quito queria dar uma bolada em Tânia?
10- Quem estava errado?

Essa história poderia ter terminado melhor? O que você sugere para finalizar melhor a história de Quito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário