PARÓQUIA DE SANTA CECÍLIA - ENCONTRO N. 6 - 27/OUTUBRO/2010
"O PECADO ESTRAGA A SOCIEDADE"
Nós temos refletido sobre o pecado e temos percebido como é desastroso deixar as fraquezas guiarem nossa vida. Muitos tem se deixado enganar e, cheios de ilusão, pensam que o caminho do pecado é vantajoso, cheio de prazer e realização. Mas não! PECADO só traz VAZIO E FRUSTRAÇÃO. Por isso, DEUS convida VOCÊ a se libertar de todo pecado, deixando para trás tudo o que puder atrapalhar a sua vida.
Nós vimos que o pecado primeiro destrói nossa própria vida, estragando nosso coração e arrancando nossa paz Depois trasnsborda e estraga a família. E depois começa a estragar os relacionamentos, a nossa convivêncvia com amigos e colegas. Até estragar a vida de comunidade, da sociedade, do mundo todo.
Texto bíblico: Sb. 14, 22-31
APROFUNDAMENTO
O pecado não vale a pena mesmo. Além de estragar a felicidade de cada um e destruir a paz das famílias, ainda prejudica o noss relacionamento com as outras pessoas que convivem conosco.
Deus nos convida a viver em comunidade, buscando a união entre as pessoas.Não há maior alegria que ser amigo de todos e estar sempre em paz com quem encontramos no nosso dia a dia. Para isso, é necessário VENCER O PECADO para que ele não destrua nossas amizades. A raiva, as brigas, a inveja, o rancor, a provocação, o insulto - tudo isso deve ficar bem longe de nós, porque são FRAQUEZAS e PECADOS QUE ESTRAGAM NOSSA VIDA.
Na Carta de Tiago, 4, 1-3, ele nos pergunta: De onde vem as lutas, disputas entre vocês?
ATIVIDADE
Vamos fazer uma encenação? Vamos relatar problemas trazidos pelo pecado.
Serão SEIS personagens:
1- Pessoa faminta - trajes simples, trazendo na mão uma penela vazia
2- Sem casa - trajes pobres, trazendo na mão uma casinha feita de papel
3- Criança abandonada - criança descalça, com roupa velha e rasgada, carregando um papelão. Ao entrar em cena, ajeita o papelão e deita em cima dele.
4- Desempregado - pessoa com os braços cruzados e amarrados
5- Doente - pessoa com curativos pelo corpo. Pode estar sem camisa, com faixas e manchas vermelhas pelo corpo. (pintar com tinta lavável)
6 - Mendigo - roupa suja e um saolão como quem pede esmolas.
Estando todos preparados, a turma canta a música no. 10. A caa estrofe, entra a pessoa citada e se coloca diante da turma, permanecendo lá até o final.
Terminada a música, cada pessoa que está encenando vai dizer o que está representando e sai de cena.
1- PESSOA FAMINTA - eu represento os milhares de pessoas que passam fome e vivem na miséria, por falta de oportunidade na vida
2- SEM CASA - eu represento os pais e as mães de família que sonham com m lugar decente para morar, mass acabam vivendo em favelas, em barracos ou debaixo dos viadutos das grandes cidades
3- CRIANÇA ABANDONADA - eu represento as crianças abandonadas pela família, que vivem nas ruas, sujeitas à violência e à exploração
4- DESEMPREGADO - eu represento milhões de trabalhadores que vivem de braços cruzados por fala de emprego
5- DOENTE - eu represento os muitos doentes pobres que não encontram vagas nos hospitais nem tem dinheiro para comprar os remédios que os médicos receitam
6- MENDIGO - eu represento os mendigos qe vivem pelas ruas pedindo esmolas para sobreviver. São pobres, são tontos, são doidos, desprezados e maltraados por todos.
Conversar com a turma. Pecados que estão por detrás de cada situação. Mostrar como essas situações são provocadas e sustentadas por sentimentos maliciosos de injustiça que causam divisão e desigualdade no mundo.
O PECADO NÃO É PLANO DE DEUS. DEUS QUER PARA O HOMEM A JUSTIÇA E A IGUALDADE, QUER QUE CADA UM VALORIZE O IRMÃO, QUER QUE TODOS TENHAM OPORTUNIDADES NA VIDA. DEUS QUER QUE NÃO FALTE A NINGUEM CASA, ALIMENTO, CARINHO DA FAMÍLIA, TRABALHO, SAÚDE, ENFIM, TODO O BEM.
PRECISAMOS ACOLHER COM AMOR AS PESSOAS MAIS SOFRIDAS.
QUANDO A GENTE SE ESFORÇA PARA SER MELHOR, O MUNDO FICA MAIS BONITO E MAIS FRATERNO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário